sexta-feira, 18 de junho de 2010

Saramago

Estava eu no meu único dia de sono prolongado quando minha mãe abre a porta do quarto: “Ju, você tá com a TV ligada? Aquele escritor que você gosta morreu!”
Dei um salto da cama e liguei a TV para confirmar a notícia. Sim, estava ali na parte inferior da tela “morre, aos 87 anos, o escritor português José Saramago”, não consegui conter uma gotinha escorrendo no canto do olho direito.
Fiquei pensando no que poderia fazer para prestar uma singela homenagem, afinal de contas nosso caso de amor dura há pelo menos 12 anos!
Conheci o escritor lá pelos meus 15 anos numa aula de português. Íamos ter um feriado longo e a tarefa foi ler Ensaio Sobre a Cegueira e entregar uma resenha sobre o livro. Depois de criticar o preço do livro, minha mãe o comprou e fomos para a praia. Passei o dia todo da sala para o quarto, do quarto para a rede… com o livro nas mãos e só parei quando completei aquelas 312 páginas. Lembro perfeitamente que fechei o livro e fiquei em silêncio pensando em cada palavra usada, perguntando-me por que ele só usava pontos e vírgulas, como ele teria pensado em tudo aquilo? No dia seguinte li novamente no intento de apreender mais coisas que não havia apreendido na primeira leitura.
Depois desse primeiro contato, foi paixão à primeira vista! Quem sabe ele foi o culpado por eu ter escolhido cursar Letras, culpado também por eu ter esse olhar que tenho hoje, afinal de contas, a literatura nos faz mudar o olhar sobre o mundo.
Enfim… como parte do que sou hoje, é uma honra poder dizer que esse escritor português teve um papel importante na minha vida, e é com essa culpa que faço a humilde homenagem ao José Saramago, pois creio que a proposta de um escritor é de poder perturbar, fazer pensar os seus leitores, e se essa era a ideia do Saramago, comigo funcionou direitinho!

Na foto alguns dos seus livros, todos maravilhosos! E o Ensaio Sobre a Cegueira onde está? Está com uma amiga minha… espero sinceramente que cause nela o mesmo efeito que causou em mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário